domingo, 8 de abril de 2012

Adaptações de uma cozinha nada experimental

To voltando dicumforça e aos poucos pra cá.

Não é fácil blogagem materna, mas tentarei manter-me também.

Páscoa, não botei a mão na massa para fazer nada de muito especial – só minha berinjela famosinha na rodinha dos amigos que vêm (vinham) às festas aqui de casa. Antepasto delicioso e que agora faz sucesso como pasto também – Diogo gamou!

Daí resolvi fazer um suco de laranja com cenoura pro pequeno ingerir um pouco mais de vitamina crua, e sobrou o bagaço. Marido falou: e aí, você faz o que com esse resto? E eu respondi: vai pro lixo… e meu coração doeu.

Como jogar fora fibras, carotenódes, vitamina A, vitamina C e tantos outros nutrientes daquele bagaço?

Daí lembrei que Jana fez um bolo de maçã com o bagaço que sobrou no juicer. E que Namaria fez um bolo essa semana com cenoura ralada, e que não precisava nem untar a assadeira. Ela misturou tudo nela mesma e mandou pro forno.

Não sou tão corajosa assim… resolvi misturar uma ideia com a outra, peguei a receita de Jana, troquei as maçãs pelos restos mortais vivos da minha cenoura (2 cenouras médias para grandes batidas com 600ml de suco de laranja), adaptei umas coisas e fiz assim:

Misturei no bagaço de cenoura 2 colheres de margarina (com sal mesmo), 2 copos de açúcar, 3 ovos e 2 copos de farinha. Em ordem, um a um. No final, achei que não fosse dar certo – se o clima estiver muito seco ou úmido pode precisar aumentar ou diminuir a farinha. Adicionei uma colher (sopa) de fermento em pó. Levei pra assar por 35 minutos em forno médio p/ alto.

O resultado?

E a cobertura:

1 xícara de leite, 1,5 xícara de achocolatado em pó, 1 colher de sopa de margarina (com sal mesmo), fogo e panz. Ah, cês sabe!

Se você fizer, me conta?

4 comentários:

Jana Marson disse...

Muito amô nos marido.

Dá pra aproveitar tudo.

Dani disse...

Hummmm... Parece estar uma delícia!!!
Beijos!

10Complique disse...

bateu ate uma fominha vendo essa imagem heheeh

seu blog ta d++

dá uma visitinha no meu tbm? bjs

Larissa Lieders disse...

Oi Raquel, que saudades de passar por aqui! FIquei com vontade desse bolo mas não tenho planos de fazer tãããõooo cedo... hehehe
Bj