terça-feira, 27 de abril de 2010

Chá de panela - ou - Panela para todo gosto

Panela, pra quem gosta de cozinhar, é objeto de desejo.
Frigideiras, caçarolas, espagueteiras, wok...
É panela de Teflon, de inox, de alumínio, ferro, ágata, barro, vidro, pedra sabão (esqueci alguma?).
Cada uma com uma função e uma receita atrelada.
Aí você passa pela prateleira do supermercado, e "aquela" promoção de panelas - de R$80 por R$50.
Não sei você, mas aquele ditado "panela velha é que faz comida boa" pra mim vale - e muito! Mas que ela seja bem cuidada (e isso serve pras "panelas velhas" da metáfora também). Senão eu não confio na cozinheira e muito menos na comida.
Eu adoro cozinhar, e ninguém nunca reclamou (ninguém é louco! rs) do tempero. Às vezes a "paixão" bate à porta e eu erro no sal. Pra mais. Mas nem sempre é culpa minha. Ontem errei uma carne porque esqueci que ela tinha sido temperada para churrasco, e como sobrou foi congelada. Cozinhei com sopa creme de cebola, e aí ficou salgada que só. Mas a cenoura entrou em cena e melhorou o cenário.
Hoje lavei 5 panelas. Sim... porque eu adoro cozinhar, mas odeio lavar a louça. E como carne e feijão a gente faz na panela de pressão, são duas panelas de uma vez só. Aí tinha a do arroz, a da farofa e a da pipoca (sou VICIADA em pipoca).
Três das 5 foram areadas, e eu adoro o resultado. Não tanto o processo, mas o resultado é muito legal, não é? Olhar aquela panelinha velha (duas foram da minha avó materna; não é lindo?) ganhar vida nova!
Eu queria panela para tudo, mas como (ainda) não tenho onde guardar, preciso segurar as pontas.
Bom... mas já que o assunto é panela, vamos lá! Vamos aos modelos e funções.

Panela de barro


(Linda essa, né? A dona dela não tinha nem coragem de usar. É daqui - o blog é lindo e muito legal, já sou seguidora)

Segundo o Wikipedia, "são os utensílios de cozinha mais antigos que exitem". São bem típicas no Espírito Santo, mas em Minas e em todo o Nordeste e Centro-Oeste a gente pode saborear os pratos feitos com essa belezura de panela.
Os pratos mais feitos nelas são as moquecas, mas servem para fazer carnes no fogão a lenha - frango caipira, galinhada, ensopados.
Já os caldeirões e tigelas de barro são utilizados para servir sopas e feijoadas (nhumi).

Panela de ferro


(Modernosa, essa, heim? Daqui)

Quem nunca ouviu uma avó, tia ou vizinha que veio do interior falar pra uma mãe cozinhar feijão na panela de ferro pra acabar com a anemia do filho (vale colocar prego também, mas eu não acho lá muito higiênico)?
Só sei que acho que minhas sopas ficariam incríveis nessas belezuras! Uma galinha feita nessa panela fica deliciosa. E em restaurantes a quilo de Minas a gente vê bastante.

Panela de pedra


(Quero uma de cada!!!! Daqui)

Ano retrasado fui com marido (na época namorado) a Sâo Thomé das Letras, e como a gente ainda não tinha nossa casa não aproveitei para adquirir as panelas de pedra sabão que vende na cidade. Me arrependi e não vejo a hora de voltar lá para comprar.
Em todos os lugares que se vai na cidade de pedra vemos essas panelas. No restaurante O Alquimista, a sopa vem fumegante e borbulhante em panelas de pedra super quentes. Na Sinhá também. Na Sinhá ainda tem o fogão à lenha, self service em panelas de barro e pedra. A comida está sempre quente e deliciosa.
E eu queria muito poder servir minhas sopas nessas panelas!!!

Teflon


(Panela e frigideira. Olha a tampa que luxo)

As mais comuns e baratas hoje em dia. São antiaderentes, servem para tudo, mas exigem utensílios de plástico (nylon) ou madeira e lavar com esponja macia para não arranhar ou estragar o revestimento. Por fora podem ser encontradas nas mais diversas cores. Mas por dentro são sempre pretas - foscas ou levemente cintilantes.

Inox


(Bonita, não? Mas lave e seque assim que terminar de cozinhar, caso contrário fica manchada por causa da gordura em contato com o metal. Daqui)

Estão na moda, e há quem diga que são as "bonitinhas e ordinárias". Eu não acho. Adoro minha frigideirona de Inox, e acho excelente, porque o fundo grosso ajuda a economizar gás, já que a temperatura é mais constante. Mas como a minha é antiaderente por dentro, a comida não gruda, como nas sem o revestimento. Servem para tuuuudooo!!!
Ah. Só mais uma informação: Nunca, jamais coloque uma panela quente dentro de outra. O vapor faz com que crie vácuo e as duas grudem. O mesmo serve para uma tampa maior que a panela. É por isso que as tampas têm furos. Se acontecer, retorne a panela para o fogo. O vapor vai soltar as duas.

Alumínio


(Essa é clássica no Interior. É muito usada para fritar carnes e linguiças pela minha sogra. Daqui)

Hoje em dia a gente quase não vê as panelas de alumínio - exceto as de pressão. Mas são tão boas... sem contar que é o que eu falei lá em cima. Duram por mais de três gerações e é só arear e está nova!

Vidro


(Linda, versátil e perigosa. Daqui)

Minha mãe teve, nos anos 80/90, logo que foram lançadas. Ela teve um jogo, e hoje em dia só existe a leiteira. E isso porque elas quebram com uma certa facilidade. O cabo esquenta SIM, ao contrário do que a propaganda falava, mas pode ir ao forno para aquecer a comida do atrasadinho ou manter o rango quente por mais tempo. Porém, a comida gruda com mais facilidade e pode queimar. Exige prática. Mas o frango ensopado que minha mãe fazia nela, no microondas, era o melhor do mundo! O leite fervido nela subia e trasbordava até a gente aprender a usar - tinha de apagar antes de começar a subir.

Ágata


(Esmaltada, pintada à mão e linda. Daqui)

A mais bonita na minha opinião. E com cara de vó. Com cara de sítio. Como é de ferro esmaltado, exige certo cuidado - não pode cair, usar utensílios de metal para mexer ou servir, e não pode usar palha de aço. Esquenta bastante, e por isso precisa de cuidado para não queimar a comida, e se for ferver leite, tem de apagar antes de subir, igual à de vidro.. Me lembra mingau e arroz. :D

Não falei das de cobre, bronze etc. Mas é porque não conheço nem um pouquinho nenhuma das que não citei, tá?
Espero que tenha sido legal nosso papo de panelas!
Beijocas!!!

Obs: Nesse blog a autora fala sobre as alterações e influências de cada panela nos alimentos.

Nenhum comentário: